Nesta série de textos ‘Como gerar valor ao seu cliente através da sua startup’’ você acompanha no Blog da Prosa Interativa todo o processo de elaboração de propostas de valor para seu modelo de negócios. Hoje vamos falar sobre “Hipótese ou Validação, ideias e etapas que levam a consolidar uma startup.

Fernanda, tive uma grande ideia que irá bombar…

É com essa frase, a empolgação de revolucionar o mercado e se transformar no novo Mark Zuckerberg, que muita gente chega até a mim com ideias e planos, mas sem de fato saber como vai executar e mais, sem ter noção se essa ideia incrível é rentável e sólida.

Essa fase em que tá todo mundo perdido, também chamada de hipótese é o momento que gosto de chacoalhar e fazer a pessoa cair na real. Não me levem a mal, mas é preciso um choque de realidade do que a pessoa gastar o dinheiro que não tem em uma ideia furada e que não dará lucro algum, e possível até dar prejuízos.

Por isso vale pensar: ter uma boa ideia é muito bom e não descarto isso, mas startups não crescem apenas de boas ideias. È preciso coerência e planejamento. Já falamos muito sobre perfil do cliente, produtos e como seu serviço tem que resolver um problema e não ser apenas mais em uma multidão. Além disso, você não precisa ter uma ideia totalmente original e revolucionária, mas as soluções que você oferece para resolver um problema de seu cliente é que tem ser o “diferentão” e agradar seu público.

Veja esse exemplo:

Futuro Fundador de Startup
Nanda, tenho um restaurante vegano e quero criar um app para entrega de comida

Fernanda
Ok, isso já tem bastante no mercado e agora que vivemos numa vibe mais orgânica muitos outros restaurantes  e app com serviços de entrega de comida vegetariana e vegana estão surgindo também. O que você pode oferecer de diferente?

Futuro Fundador de Startup
Além de produto fresco e boa qualidade ofereço um aplicativo interativo em que a pessoa pode fazer sua reserva no restaurante, utilizar o serviço delivery e a opção chef por um dia em que a pessoa se inscreve e participa de um dia com um dos nossos melhores chefs na cozinha e aprende receitas rápidas e práticas totalmente saudáveis. Ideal para quem está na fase inicial e não sabe como  substituir os alimentos com carne, glúten e lactose.

Fernanda
Interessante. E como funciona esse dia com o chef? Tem espaço para essas reuniões? Vai ser um dia com movimento de pessoas no restaurante? Se o chef vai estar ensinando as receitas quem estará cozinhando para os clientes?

Futuro Fundador de Startup
O dia com o chef é algo agendado e será realizado em um dia da semana com pouco movimento pra mim, como sábado de manhã. Conto com uma equipe responsável e dedicada. Cada um com sua tarefa, assim o chef consegue orientar a cozinha e, no horário agendado, ensinar os clientes.

Fernanda
Ótimo e como você vai fazer para alcançar esse publico vegano e atrair clientes para seu restaurante?

Futuro Fundador de Startup
Por enquanto minha maior divulgação é no boca-a-boca. Meu ponto de trabalho tem bom movimento com empresas por perto e é como eu divulgo e consigo clientes.

Esse exemplo já mostra um cliente que não tá no mundo da lua. Ele já tem uma ideia palpável, está em desenvolvimento, mas a divulgação, como esse cliente vai fazer para atrair mais clientes e colocar o aplicativo em prática é algo ainda vago. Essa é a etapa que chamamos de validação.

A validação é algo fundamental. Ela serve não apenas para que o empreendedor entenda se sua ideia é viável, mas também é uma fonte de insights. Outros produtos e serviços podem surgir, ou forma de interagir com o cliente e solucionar problemas.

Neste exemplo “basicão”, você aprendeu:

  • Minha ideia é só uma ideia no ar?
  • Tem fundamento?
  • Resolve um problema?
  • Tem público para isso?
  • Que tipo de persona eu tenho para meu produto?

Isso é apenas um pouco do conteúdo que oferecemos também no nosso programa InStartup. Interessou? Não perca a programação, acompanhe a Prosa Interativa nas redes sociais e aqui no blog também. No próximo texto, você é nosso convidado para conhecer os próximos macro estágios: negócio e escala.

Se você gostou do conteúdo, veja também o segundo texto da série Como gerar valor ao seu cliente através da sua startup.