Depois dos primeiros passos, que já falamos em muitos textos aqui no blog, o próximo movimento é captar recursos. E, se você não possui capital próprio, uma das maneiras de obter aquela grana que você precisa para seu negócio funcionar é o auxílio de um investidor. Mas para isso você precisa colocar seu plano de negócios na vitrine e mostrar a sua ideia. Como seu negócio está indo até o momento e o que você espera alcançar? Quais são as suas metas e objetivos? Isso, meus amigos, é o conceito de Pitch Deck.

E como fazer aquele pitch incrível para atrair investidores e agregar valor à sua startup? Um pitch é um storyteller. Ou seja, ele serve para você contar a história da sua empresa. As apresentações são simples e cada uma diferente da outra, mas todas têm uma coisa que costuma ser comum: a estrutura.

Eles normalmente têm entre 13 e 20 slides e a maioria deles destaca:

  • Problema;
  • Proposta de valor;
  • Modelo de Negócio;
  • Competição;
  • Equipe;
  • Fundraising.

 

Para te dar aquela ajudinha, a Prosa Interativa selecionou 5 modelos de pitch de startups de sucesso, que já captaram milhões de investidores, para você ter uma referência e se inspirar ao criar o seu:

1-      AirBnb

Para quem ainda não conhece, o AirBnb é uma plataforma que permite que as pessoas aluguem casas e quartos pelo mundo. Essa startup tem sido uma das queridinhas do segmento e traz um pitch bem simples e prático. Até sua avó entenderia. Aí é que está a grande chave: seu pitch precisa ser coerente e de fácil entendimento. Esqueça termos e gráficos muito complexos, ok?

 

2-      Buzzfeed

É uma empresa norte-americana de mídia digital de notícias. O pitch deles conseguiu levantar cerca de U$240 milhões!

 

3-      Buffer

É uma plataforma de agendamento em redes sociais. E com essa apresentação eles conseguiram captar nada mais do que meio milhão de dólares. O grande diferencial desse pitch está na transparência de métricas e dados. Fato importante: seja alinhado e honesto em suas propostas. Não incremente seu pitch com dados inexistentes ou muito fora do contexto real.

 

4-      Linkedin

Com certeza você já ouviu falar sobre essa empresa. O Linkedin ressalta seus valores de comunicação em rede e faz analogias com a web 1.0 vs. web 2.0, assim como o modo de nos relacionarmos.

 

5-      Facebook

Mark Zuckerberg quebrando os padrões mais uma vez. Lembra o que falamos sobre simplicidade? Pois é, ele apostou no contrário. Traz bastante informação detalhada sobre o Facebook, mostrando que a receita de bolo pode não ser eficaz para todos. Você deve absorver sempre as informações com um filtro do que funciona e se adapta melhor à sua startup com coerência e foco, minha gente! Só para você ter uma ideia, esse pitch foi usado em 2004 e conseguiu captar a bagatela de U$ 500,000!

Se você está procurando uma Consultoria de Investimento Anjo, acabou de encontrar! A Prosa vai lançar esse serviço no Case 2017, teremos muitas novidades para você e sua startup.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe essa ideia e fique atento ao blog para mais informações que possam te ajudar na empreitada. Siga a Prosa também no Facebook e Instagram. E, caso tenha pintado alguma dúvida, conte com a gente! Nos escreva: contato@prosainterativa.com.br