Saiba quais são as principais ferramentas digitais para controle e conversão de leads

 

O funil de vendas é uma estrutura de marketing utilizada para segmentar o seu público e facilitar a elaboração de estratégias para abordar seu lead em cada etapa de sua jornada. No marketing digital, essa ferramenta transformou-se completamente, pois tudo pode ser mapeado na arena virtual. A utilização dessas ferramentas não somente garante a assertividade dos processos, como também mantém o controle de sua base de leads.

Muitas startups, apesar de reconhecerem o poder da análise e do aproveitamento do funil de conversão, acabam utilizando esse conceito de forma superficial e não direcionam total atenção a uma etapa tão decisiva para suas vendas. É uma pena, pois atualmente existem dezenas de ferramentas que automatizam esse processo e tomam decisões eficientes e rápidas, que poupam seu tempo e otimizam a relação com os leads.

Outra vantagem de mapear e automatizar o funil de vendas são as informações que esses processos oferecem sobre seu cliente. É possível identificar por quais conteúdos seu público-alvo está se interessando, ou em que ponto da jornada do consumidor ele perde o interesse por determinado produto.

O fato é que não dá pra simplesmente ignorar a internet como elemento fundamental para o sucesso do seu negócio, ainda mais se tratando de uma startup. O marketing digital, assim como uma startup, é feito de hipóteses, erros e aprendizados. É preciso deixar tudo registrado, marcado e organizado para tomar as melhores decisões de negócio.

1. PipeDrive

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Créditos da foto: PipeDrive

As melhores ferramentas de gestão do funil de vendas são aquelas que oferecem total monitoramento sobre cada usuário que interage no seu site. O PipeDrive mostra todas as informações que você precisa em uma interface clara e objetiva, que permite que a interação com a ferramenta seja simples e acessível não apenas aos profissionais de marketing, mas também para que os não-especialistas no assunto possam fazer relatórios e controlar disparos.

2. CrazyEgg

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Créditos da Foto: CrazyEgg

O Crazyegg é uma poderosa ferramenta que mapeia as páginas de seu site para mostrar o comportamento do cursor do usuário. Através de gráficos, é possível visualizar para onde o cursor do usuário é atraído. Essa ferramenta é uma galinha dos ovos de ouro pros designers, porque mapeia a experiência do usuário e mostra o que de fato está funcionando no layout, e o que não está.

3. Google Analytics

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Créditos da Foto: Google

É a ferramenta de monitoramento gratuita do Google, imprescindível para qualquer análise de marketing que você pretende fazer. Conta com mais de 500 métricas diferentes, e as possibilidades de análise e trabalho são infinitas. É a ferramenta mais tradicional em monitoramento de sites, mas, por não ser pago, pode deslizar em tempo de entrega e outros quesitos.

4. Unbounce

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Créditos da Foto: Unbounce

O Unbounce é uma das mais práticas ferramentas para a criação de landing pages. As landing pages são páginas html criadas com um propósito comercial específico: o de atrair, captar, nutrir e converter os usuários em clientes. A partir das landing pages é possível não somente coletar dados dos leads (possíveis clientes) mas também oferecer conteúdos, mensurar acessos e realizar testes A/B. O Unbounce possui modelos prontos, responsivos a layouts móveis e de fácil interação com outras plataformas, como o WordPress. A plataforma também oferece opções ilimitadas para testes A/B.

 

Sempre que puder, tire um tempinho para explorar essas ferramentas, mostre a sua equipe e articulem maneiras para introduzi-las na sua startup. Mesmo que não seja você que lide diretamente com a ferramenta, é muito importante saber o que elas podem te oferecer e conhecer as possibilidades que esse tipo de instrumento pode trazer ao seu negócio.