Ter uma boa ideia nem sempre é fácil. Aplicar essa ideia a um plano estratégico e rentável, solucionando problemas e atraindo clientes é algo ainda mais desafiador. O ecossistema de startups não é uma alternativa para você que está sem grana e quer enriquecer rapidamente. Não é o bote salva-vidas em meio à crise econômica que vivemos. O conceito de uma startup é trabalhar à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Quando a gente vê um serviço ou um produto, como um aplicativo que informa e facilita nossa vida pensamos “poxa, como não tive essa ideia antes? ” Ou “queria ter pensado nisso, hoje estaria rico! ”. Pois é, alguém pensou e fez. Mas não é assim do nada. Veja a Uber por exemplo: um dos aplicativos mais usados hoje e que surgiu em uma tarde de neve em Paris em que Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram dificuldades em pegar um táxi. Então eles tiveram uma simples ideia: apertar um botão e conseguir um carro. Simples? Sim. Fácil? Nem tanto.

Até chegar no modelo de negócio que usamos hoje, tão cômodo de simplesmente acionar e ter um carro à nossa espera, o serviço passou por muitos processos de pesquisas e testes.

E por isso que hoje a Prosa Interativa selecionou alguns exemplos de boas ideias que saíram do papel e ganharam destaque no mercado em 2016, confira:

1. Contabilizei

A Contabilizei é uma plataforma de contabilidade para micro e pequenas empresas, administrada de forma completamente online e com simplicidade, por meio da computação em nuvem. A startup se desenvolveu fora do eixo Rio-São Paulo e ganhou destaque pela inovação e sua eficiência contábil, ajudando a empresas a economizarem.

Contabilizei - Time | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

2. Dr. Cuco

Dr. Cuco é um aplicativo que funciona como uma “enfermeira digital”: por meio da ferramenta, é possível receber lembretes de medicamentos para doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão, por exemplo. Além de poder criar manualmente seus alarmes, o app permite receber automaticamente a prescrição feita por seu médico, já convertida em lembretes (peça ao seu médico para integrar-se ao Dr. CUCO).

Dr. Cuco | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

3. Me Passa Aí

A Me Passa Aí se autodescreve como uma espécie de “Netflix dos estudos universitários”: os estudantes assinam o serviço e acessam videoaulas produzidas por alunos que se destacam, com posterior certificação por professores. O negócio começou em 2014 e tem 25 mil usuários cadastrados.

Me passa ai | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

4. GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo que promete melhorar a saúde financeira do brasileiro. A startup aposta na simplicidade da experiência do usuário como diferencial: além de ser gratuito, o app exporta e categoriza automaticamente todos as receitas e despesas da conta bancária do cliente.

Guia Bolso | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

5. Méliuz

A Méliuz é um programa de fidelidade que, em vez de dar pontos, devolve parte do seu dinheiro direto na conta. Criada em 2011, a startup vem crescendo exponencialmente: segundo a empresa, 23 milhões de reais já foram repassados às contas bancárias de seus usuários.

Méliuz | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

6. Movile

A Movile é uma das maiores startups do Brasil. A empresa paulista de conteúdo para celulares responsável é por aplicativos como iFood e PlayKids. o iFood disputa agora com negócios como o UberEats, por exemplo – e se destaca, mesmo fora do país.

Movile | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

 

7.  Nubank

Nubank é uma empresa startup brasileira de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito com operações no Brasil. Em 2016, o negócio conseguiu o maior investimento da sua história, de série D. Desta vez, o valor do investimento foi de US$ 80 milhões (aproximadamente R$ 276 milhões, pela cotação atual). Até hoje, o Nubank já arrecadou mais de 600 milhões de reais nas cinco rodadas de investimentos acumuladas.

NuBank | Cases de startups que deram certo para você se inspirar

 

Fonte: Revista Exame – Lista de 13 startups que fizeram sucesso em 2016 http://exame.abril.com.br/pme/13-startups-brasileiras-que-fizeram-a-diferenca-em-2016/