Muitas vezes, durante o dia a dia como empreendedor/gestor de alguma empresa, os famosos pepinos são tão recorrentes que esquecemos de priorizar aquilo que definimos ao criar a empresa: A Proposta de Valor (DNA, Propósito, não importa o nome que você dê para isso).

Porém, neste mundo dinâmico e intenso, não dá tempo de ficar pensando em Proposta de Valor apenas. É só olhar nos noticiários com sua avalanche de notícias negativas de mercado, pessoas fechando empresas, fazendo promoções ao monte para desovar estoque ou movimentar o caixa, os clientes indo cada vez menos na sua loja, site e você nem sabe como mantê-lo e quem focar.

Isso te deixa frustrado, ansioso e totalmente perdido.

Se você já viu, sentiu ou vivenciou uma situação como acima, não se preocupe. Você não está sozinho.

Aqui na Prosa Interativa temos um ditado que é “Quem oferece tudo para todo mundo, não vende nada para ninguém”. Quando os empreendedores ou gestores começam a se tornar os bombeiros do seu próprio negócio e “atirar” para todos os lados, algo de muito errado está acontecendo.

As empresas surgem não para serem criadores de produtos e serviços. Elas surgem para oferecer uma solução para um grupo de possíveis clientes. Uma solução que agregue valor na vida deste grupo e que faça serem clientes contínuos e fieis desta solução. Que se torne referência no mercado.

Ou seja:

proposta de valor e marca scott cook

SCOTT COOK, MEMBRO DO CONSELHO DIRETOR DA P&G E DO EBAY

 

Estamos falando da Proposta de Valor. Ela vai além da sua missão, é o DNA da sua empresa, aquilo que faz várias marcas serem sempre lembradas, consumidas e adoradas. Se a sua razão de viver estiver escondida, confusa, ou ainda ela não existir, não há motivo para que você tenha clientes recorrentes e engajados. O engajamento só acontece quando as pessoas tem uma causa que elas acreditam e confiam (seja de uma marca, produto ou serviço) e por isso compram e compartilham constantemente.

Um clássico exemplo é a Apple, que possui fãs tão fieis que quem não tem, quer ter, quem tem não vive sem. Tanto isso é verdade que há pouquíssimas propagandas da marca ou dos seus produtos. O Propósito de Valor já faz isso por eles.

Mas o que é Proposta de Valor? E como criá-la?

Proposta de Valor são todos os benefícios que seus consumidores podem ter com seus produtos e serviços.

É a união das características e necessidades do cliente compreendidas pela marca (seus desafios e expectativas) com as estratégias da sua marca para criar valor e atrair estes consumidores [focados em solucionar os desafios e potencializar as expectativas deste cliente]. Resumidamente pode ser ilustrada assim:

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Esta imagem representa a metodologia para criação da Proposta de Valor, muito comum para startups, porém altamente recomendada para todos os tipos de negócios e projetos. Isto porque ele apresenta todas as etapas em esquemas facilmente compreendidos, visualizados e executáveis.

Veja que ela explica de forma prática e didática o que exatamente o seu negócio precisa ter para ter clientes sempre. Para se ter uma Proposta de Valor consistente é necessário 2 vertentes:

  • O Perfil do Cliente – que reúne todos os requisitos e tipos de análises que o cliente tem ou busca ter no seu dia a dia para resolver algo pessoal, profissional, emocional, espiritual (depende de qual contexto sua marca atua). É dividido em:
    • Ganhos – O que o seu cliente busca potencializar? Quais seus sonhos, o que o deixa extremamente realizado e feliz? Por exemplo, uma viagem de férias é a realização de descanso e bons momentos para a maioria das pessoas.
    • Dores –  Quais os riscos e medos o seu cliente busca evitar ao comprar o seu produto? Se uma pessoa contrata um pacote e Check Up médico, está evitando ter problemas de saúde no futuro.
    • Tarefas – Quais as atividades essenciais que o seu produto/serviço precisa resolver? Um restaurante precisa primordialmente ter uma comida e bebida de qualidade além de aspectos complementares como decoração do ambiente, atendimento, etc.

Ter metodologias e utilizá-las – ao contrário que muitos pensam – agiliza e otimiza os trabalhos e prioridades nos negócios, pois permite foca naquilo que interessa. Nós da Prosa Interativa sempre buscamos metodologias para tornar o planejamento estratégico e sua execução, algo prático e rápido de ser compreendido e utilizado.

É importante ressaltar que, ao contrário que muitos pensam, um negócio precisa ser criado através da análise criteriosa do cliente para depois serem criados os produtos. São os clientes que geram as demandas que as empresas, se as empresas souberem exatamente quais são as dores, ganhos e atividades dos seus clientes, mais facilmente conseguirão vender seus produtos e assim ter rentabilidade constante no seu negócio.

Só assim conseguimos medir os resultados das nossas soluções e sugerimos fortemente que você sempre busque casos práticos e metodologias.

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